APARELHO ORTODÔNTICO
O aparelho dental consiste na área de ortodontia.
O que é ortodontia?
A Ortodontia é a especialidade da odontologia relacionada ao estudo, prevenção e tratamento dos problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da face, dos arcos dentários e da mordida, ou seja, disfunções dento-faciais.
O que consiste o aparelho dental?
Como funciona um aparelho transparente ortodôntico eficaz?
Vários tipos de aparelhos, fixos ou móveis, são utilizados na movimentação dos dentes, retração muscular e alterar o crescimento da mandíbula. Os aparelhos tem como base funcional uma leve pressão nos dentes e nos ossos do maxilar. A gravidade do problema ira definir qual melhor tratamento ortodôntico adequado a cada pessoa.
Uma breve lista sobre os aparelhos ortodônticos mais comuns.
Aparelho dentário fixo:
Os aparelhos fixos são os mais comuns do mercado, consiste de bandas, fios e/ou braquetes. Os fios em forma de arco passam pelos dos braquetes e são conectados às bandas. Apertando-se o arco, os dentes recebem uma leve tração, movimentando de forma lenta e gradual para posição correta. Para se obter os resultados esperados e necessário o ajuste e aperto do aparelho pelo menos a cada mês, que podem percorrer de alguns meses à alguns anos, dependendo do caso.
Com o passar do tempo eles vêm se tornando cada vez menores e mais leves do que no passado. Sem contar a evolução na estética do aparelho ortodôntico, modelos coloridos ou semi-transparentes são cada vez mais procurados.
Aparelho dentário fixo especial :
Utilizados primordialmente para controlar o hábito das crianças de chupar o dedo ou ter a língua presa.Este aparelho dental é fixados ao dentes através de bandas. Porém este tipo de aparelho ortodôntico deve ser utilizado em ultimo caso, por serem desconfortáveis durantes as refeições.
Mantenedor de espaço fixo :
Caso a criança perca o dente de leite precocemente, um protetor de espaço é utilizado para manter a abertura da gengiva aberta até que um novo dente nasça. Uma banda é cimentada ao dente próximo ao espaço vazio e um fio é estendido até o dente do outro lado do espaço.
Aparelho dentário móvel incluem:
Niveladores:
Uma alternativa aos aparelhos convencionais para adultos, os niveladores em série estão sendo cada vez mais pelo ortodontistas para mover os dentes da mesma forma que os aparelhos fixos, mas sem os fios de aço e os braquetes. Os niveladores são virtualmente invisíveis e removíveis para que o usuário possa se alimentar, escovar os dentes e passar o fio dental.
Mantenedores de espaço móveis:
Este aparelho tem a mesma função que os mantendedores fixo. São produzidos com base acrílica que se encaixa na mandibular e os braços de plásticos travam-se entre os dentes.
Aparelho dental reposicionador de mandíbula :
Também nomeado de talas, os aparelhos reposicionadores de mandíbula ajudam a treinar a “mandíbula” a fechar em uma posição mais favorável. São primordialmente indicado a paciente com disfunções da articulação temporomandibular (ATM).
Amortecedores de lábios e bochechas:
Ajudam a mantem as bochechas e os lábios afastadas dos dentes. A musculação da bochecha e dos lábios podem exerce pressão sobre o dente e este aparelho ajuda aliviar esta pressão.
Expansor palatino:
Consiste no alargamento da mandíbula superior, com uma estrutura de plástico que se encaixa no céu da boca. Pressionando a estrutura com parafusos tem como resultado o forçamento das juntas dos ossos do palato a se abrindo para os lados, alargando a área da palatina.
Contentores móveis:
Estes aparelhos consistem na prevenção da retração dos dentes à posição anterior. São utilizados no céu da boca. Podem também ser modificado e adaptados para evitar que a criança chupe o dedo.
Aparelho dental extrabucal:
Com este aparelho, uma faixa é colocada em volta da parte de trás da cabeça, e ligada a um elástico na frente, ou um arco facial. Este aparelho retarda o crescimento da maxila e mantém os dentes posteriores onde estão, enquanto os dentes anteriores são empurrados para trás